Atividades de Extensão

O curso de extensão Quintas Ambientais: aprendendo a elaborar aulas de campo guiadas surge da preocupação e das discussões sobre a formação docente feitas no âmbito do Projeto Sala Verde/IF-Fluminense baseado na pedagogia freireana onde a construção do saber é feita a partir da realidade do aluno. Assim, o trabalho de campo serviria para os discentes como uma maneira de interiorizar os conhecimentos pertinentes as diversas áreas do saber e as técnicas de campo visam reduzir o fosso existente entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e o mundo real.

Inicialmente voltado às turmas de formação de professores do Instituto Federal de Educação Ciência, e Tecnologia Fluminense o curso foi pensado para preencher uma lacuna curricular existente e para ratificar a prática do trabalho de campo como ferramenta de ensino tão importante quantos as aulas ministradas em sala.

Para o curso serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas, sendo seu início previsto para agosto de 2011. Os cursistas discutirão temas pré-estabelecidos por uma equipe técnica composta por professores e alunos do Projeto Sala Verde bem como professores convidados de outras instituições.
O recorte espacial adotado pelo curso, denominado Ecorregião de São Tomé, é defendido pelo professor Aristides Soffiati. Aqui ele será trabalhado sob a perspectiva da metodologia Campo-Paisagem, elaborada a partir da Análise Ambiental, Ecologia da Paisagem, Etnofotografia e Percepção Ambiental.

Apesar de ter como propósito inicial instrumentalizar os alunos dos cursos de licenciatura do IFF, paralelamente são realizados trabalhos com professores das escolas da rede pública de ensino na qual os estagiários, orientados pelos professores, auxiliam o desenvolvimento e condução do campo.