Pré-Campo: Orientações gerais e localização. |
Tendo como foco principal estimular análise geográfica em campo, o presente trabalho procurou desenvolver diferentes olhares (histórico, econômico, social e físico) aos atuais professores do ensino básico e futuros pedagogos da Região Serrana.
Valorizar o saber utilizando a contextualização para a internalização dos conhecimentos é uma estratégia que proporciona a construção coletiva do saber. Assim, em todos os momentos a equipe preocupou-se em estimular uma visão crítica e consequentemente integradora.
Estimado em cerca de 224 km2, o Parque Estadual do Desengano (PED) é considerado o último remanescente contínuo de Mata Atlântica.
A valorização da paisagem cotidiana do aluno, do espaço geográfico em que
o mesmo está inserido, além claro, dos demais elementos geográficos traz a
tona o papel crucial das praças e, em especial aqui destacada, a praça de Santa
Maria Madalena. Nessa ampla “sala de aula” encontramos material vivido pelas
próprias crianças. O quadro e o giz tomam outras formas, o parâmetro é a realidade presente do dia a dia da criança. Dessa maneira, diferente da sala
de aula convencional, a imaginação do professor e do aluno é o limite.
Daniele Ribeiro fez questão de enfatizar métodos práticos e baratos para a elaboração de mapas temáticos. Aplicativos como Paint e Power point substituem os caros e difíceis programas de geoprocessamento. Dessa forma, a elaboração de mapas temáticos capazes
de atender à realidade do professor é uma realidade.
As fotos abaixo destacam os alunos fechando o trabalho através da elaboração de um plano de aula individual. Contudo, estimulou-se a discussão das idéias (metodologia, arcabouço teórico, além de outros pressupostos).
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