quinta-feira, 31 de maio de 2012

Encontro Presencial e Trabalho de Campo com alunos de Pedagogia da UNIRIO/Polo do CEDERJ de Santa Maria Madalena.

             No último sábado, dia 3 de Março de 2012, o professor José Maria Miro (Prof. e Orientador da Sala Verde IFF/Campos, com o apoio de Raquel Paes, Amanda Silva e Daniele Ribeiro desenvolveram com alunos de Pedagogia da UNIRIO/Polo do CEDERJ de Santa Maria Madalena um Encontro Presencial e Trabalho de Campo.
Pré-Campo: Orientações gerais e localização.

Tendo como foco principal estimular análise geográfica em campo, o presente trabalho procurou desenvolver diferentes olhares (histórico, econômico, social e físico) aos atuais professores do ensino básico e futuros pedagogos da Região Serrana.

     
       
Valorizar o saber utilizando a contextualização para a internalização dos conhecimentos é uma estratégia que proporciona a construção coletiva do saber. Assim, em todos os momentos a equipe preocupou-se em estimular uma visão crítica e consequentemente integradora.



Estimado em cerca de 224 km2, o Parque Estadual do Desengano (PED) é considerado o último remanescente contínuo de Mata Atlântica.

A valorização da paisagem cotidiana do aluno, do espaço geográfico em que o mesmo está inserido, além claro, dos demais elementos geográficos traz a tona o papel crucial das praças e, em especial aqui destacada, a praça de Santa Maria Madalena. Nessa ampla “sala de aula” encontramos material vivido pelas próprias crianças. O quadro e o giz tomam outras formas, o parâmetro é a realidade presente do dia a dia da criança. Dessa maneira, diferente da sala de aula convencional, a imaginação do professor e do aluno é o limite.


Daniele Ribeiro fez questão de enfatizar métodos práticos e baratos para a elaboração de mapas temáticos. Aplicativos como Paint e Power point substituem os caros e difíceis programas de geoprocessamento. Dessa forma, a elaboração de mapas temáticos capazes de atender à realidade do professor é uma realidade.


         As fotos abaixo destacam os alunos fechando o trabalho através da elaboração de um plano de aula individual. Contudo, estimulou-se a discussão das idéias (metodologia, arcabouço teórico, além de outros pressupostos).

Autores: SILVA, Amanda; MIRO, José; RIBEIRO, Daniele;  PAES, Raquel . 15 de Março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário